Conceitos Delaval

22/01/2010 10:41

 

Ordenha controlada em função do fluxo

Quando se desenvolve ordenhadeiras mecânicas é importante estar ciente da natureza fisiológica da vaca envolvida no processo de ejeção do leite. Conforme discutido anteriormente, um bom equipamento de ordenha deve esvaziar o úbere tão eficientemente quanto possível, deve ordenhar estimulando as tetas de forma apropriada e não pode causar danos às tetas. Uma forma de atender estes requisitos é a prática de ordenha controlada em função do fluxo de leite.

Durante os primeiros segundos da ordenha bem pomo no final da ordenha o fluxo de leite é baixo, chegando algumas centenas de gramas de leite por minuto. Durante a fase de fluxo máximo o fluxo de leite chega a valores tipicamente de 3 – 6 kg de leite por minuto. O nível de vácuo do sistema é normalmente mantido constante durante toda a ordenha. Contudo, a situação ideal é aquela onde a ordenhadeira mecânica adapta-se à variação do fluxo de leite durante toda a ordenha, além de diferenciar os quartos do úbere um dos outros. Um bom exemplo é o princípio do Duovac, que trabalha com um vácuo mais baixo no início e no final da ordenha, em combinação com uma velocidade reduzida de pulsação. Outro exemplo ainda é o princípio do MilkMaster, onde também os níveis de vácuo e de pulsação são ajustados ao fluxo de leite. No MilkMaster o nível de vácuo é baixo, as freqüências de pulsação são normalmente de 50 ciclos por minuto e a razão de pulsação é adaptada para dar uma fase de massagem mais longa (30:70) durante a fase de baixo fluxo de leite. A ordenha é controlada em função o fluxo de leite, a qual é diretamente “controlada pela vaca”, resultando em um tratamento mais suave das tetas durante a ordenha com baixo fluxo de leite. Também um tipo de efeito estimulo é obtido, já que a velocidade e relação de pulsação alternam-se durante a fase de baixo fluxo, simulando assim de certa forma um estímulo pré e pós ordenha, similar ao que ocorre quando observamos um bezerro mamando.

 

 

Unidade de ordenha MU350 DeLaval 

A unidade de ordenha MU350 foi desenvolvida para estábulos canalizados RTS. Como mencionou-se acima o princípio da ordenha MU350 é a ordenha controlada em função do fluxo de leite, incluindo as três diferentes fases de ordenha: fase de pré-ordenha, fase de ordenha e fase de pós-ordenha.

Durante a fase de pré-ordenha o nível de vácuo é de 33 kPa, a relação de pulsação é 30:70 com 50 ciclos por minuto. Tão logo que o fluxo de leite supera um limite determinado (pode-se  escolher entre 200, 300 ou 400 g/min) o nível de vácuo alterna-se para alto nível, com mudança na velocidade e relação de pulsação. Se o fluxo de leite não alcança o limite de alto fluxo dentro de um tempo pré estabelecido, a unidade MU350 passa para a fase de ordenha automaticamente. Este período de tempo critico pode ser ajustado às necessidades de cada rebanho. A fase de pós-ordenha inicia quando o fluxo de leite é inferior ao limite pré- estabelecido. O comprimento da fase de pós ordenha pode variar entre 5 e 30 segundos dependendo do valor preestabelecido . Se o fluxo alto de leite retorna dentro de 5 segundos a unidade MU350 volta para a fase de ordenha. O beneficio deste tipo de ordenha controlada é uma ordenha mais suave.

 

 

A especial, unidade de ordenha MU350.

A especial, unidade de ordenha MU350.

 

O pulsador usado no conceito de ordenha MU350 é a pulsação controlada eletronicamente. Este tipo de dispositivo assegura uma pulsação exata e segura para uma extração rápida do leite e uma boa saúde do úbere.

A unidade MilkMaster fornece ao produtor de leite informações constantes sobre a ordenha em um display. Também informa o tempo de ordenha, o fluxo de leite e a produção de leite. Os dados podem ser usados como ferramenta para controle do fornecimento de ração, como a quantidade que deve ser dada em função da produção de leite, também a indicação de variações na produção de leite em função de alguma doença.

O conceito de ordenha MilkMaster inclui também um dispositivo para boa ergonomia e conforto do ordenhador. Um extrator de ordenha exclusivo foi desenvolvido. Ao invés de um cilindro (extrator) a vácuo, criou-se um motor controlado a vácuo para a remoção automática da unidade. Este dispositivo é fácil de manusear e carregar.

 

 

Sistema ALPRO

O sistema de-ordenha ALPRO pode controlar a ordenha de acordo com o conceito da unidade de ordenha MilkMaster/Duovac. O fluxo de leite bem como a produção de leite é mensurada com o medidor de leite FloMaster. O medidor de leite é eletrônico, e sua precisão mereceu a aprovação oficial ICAR (Comitê Internacional de Registros Animais) em 1990. O medidor de leite FloMaster e o sistema de identificação automática são dois dos componentes básicos do Sistema ALPRO.

Os grandes benefícios com o Sistema ALPRO são suas possibilidades únicas de se criar um sistema completo de gerenciamento do rebanho leiteiro.

 

ALPRO é uma ferramenta para o completo gerenciamento do rebanho.

 

Os produtores de leite têm a possibilidade de coletar dados de cada ordenha individual e com base nestes dados adaptar a alimentação de concentrado para cada vaca individualmente. Além do mais é possível, através do sistema de identificação, controlar o consumo de alimento.

 

 

A unidade Harmony

A Unidade de ordenha Harmony foi desenvolvida para ir ao encontro de um insuflador que permita uma redução significativa do peso total da unidade de ordenha, e subseqüentemente melhorar as condições de trabalho do ordenhador. Também impôs-se exigências sobre a performance da ordenha e o trato da teta. O resultado foi uma unidade com peso reduzido em 43%, onde o trato das tetas e a estabilidade de vácuo sobre as tetas melhoram e o risco de contra-fluxo foi reduzido. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento com tal unidade foi bem sucedido em implementar todos os fatores melhorando a performance da ordenha, a ergonomia e a saúde do úbere. As unidades de ordenha Harmony são usadas também no MU350 e Sistema ALPRO.

 

Harmony  a unidade de ordenha com características únicas. Fácil de manusear - unidade de ordenha de baixo peso

Harmony  a unidade de ordenha com características únicas. Fácil de manusear – unidade de ordenha de baixo peso